Links relacionados:
Em uma iniciativa planejada e executada com rapidez e eficiência, o Departamento de Manutenção da PCU realizou dois ciclos de poda preventiva da arborização no interior da área universitária — no dia 03 e no dia 09 de novembro — que já se mostram eficazes para garantir o fornecimento de energia elétrica ininterrupto mesmo em meio a chuvas intensas.
No dia 03 de novembro, em decorrência da interrupção de galhos na rede elétrica, aproveitou-se a suspensão das aulas presenciais no turno da noite, com o ensino transferido para o modo remoto, que a equipe realizasse uma primeira intervenção emergencial, de caráter preventivo. O foco foi nas árvores que apresentavam galhos em contato ou em risco de contato com a rede elétrica. Apesar de o fornecimento de energia já ter sido restabelecido após falhas anteriores, ficou decidido suspender as aulas presenciais até que o risco de nova interrupção fosse reduzido, pois havia previsão de novos temporais e toque de galhos na rede continuava como fator de vulnerabilidade. A atividade deste dia contou com o auxílio da Amazonas Energia, motivo pelo qual esta prefeitura agradece o grande apoio.
A segunda etapa, no dia 09 de novembro, teve caráter mais abrangente e contundente: a equipe realizou poda de maior escala em diversas frentes de risco, com acesso às copas de árvores, poda de galhos maiores próximos à rede, e limpeza de áreas adjacentes à passagem da rede elétrica. O Trabalho se estenderá até o dia 15 de novembro, feriado, como etapa final do ciclo de prevenção.
Com essa ação antecipatória, o Campus enfrentou tempestades torrenciais sem sofrer nenhuma queda de energia ou desligamento não programado, marcado como um avanço considerável em relação ao cenário do ano passado e primeiro semestre deste ano, quando interrupções no fornecimento se repetiram com frequência nesses episódios de chuva.
Além de preservar o funcionamento regular das atividades acadêmicas e administrativas, essa medida reflete o bom planejamento de manutenção, menor custo para a instituição (evitando prejuízos com paralisações, reposição de aulas e equipamentos) e maior segurança para a comunidade universitária. O objetivo primordial dessa ação preventiva, foi garantir o retorno às atividades acadêmicas, evitar novas quedas de galhos e, consequentemente, prevenir futuras interrupções no nosso fornecimento de energia. A prevenção, como se comprova, representa economia real e melhoria da qualidade do ambiente de ensino, pesquisa e extensão.
A PCU parabeniza o empenho da equipe do Departamento de Manutenção e agradece novamente o apoio dado pela Amazonas Energia.
Prefeitura do Campus: Juntos Somos Mais!